Frederico II (1712-1786)

 

Frederico II (1712-1786), rei da Prússia, cognominado O Grande, é um dos típicos déspotas esclarecidos da Europa. Nasce em Berlim, sendo filho de Frederico Guilherme I. Corresponde-se com Voltaire. Sobe ao trono em 1740.  Repõe Wolff na cátedra e convida Voltaire a viver em Berlim. Contrariamente às teses dos fisiocratas, para quem o rei reina mas a lei natural é que governa, Frederico vai defender o princípio que a lei reine e que o rei governe, considerando que o soberano é um servidor do Estado. Em 1747 publicou o Codex Fridericianus. Funda a Academia das Ciências de Berlim. Vivendo o período da independência norte-americana, saúda tal evento, manifestando a sua admiração por George Washington. Influencia particularmente José II da Áustria. vai preencher o vazio de poder deixado pelo declínio sueco. É este rei que vai conquistar a Silésia no inverno de 1740-1741, aproveitando a morte do imperador Carlos VI. A partir de 1756, alia-se com a Inglaterra, resistindo, de 1756-1763,  na Guerra dos Sete Anos, contra uma coligação da Áustria, da França e da Rússia. . Depois a Prússia alia-se com a Rússia (1764). Atira os Habsburgos para os Balcã s e a Europa oriental. Assume-se, então, como a espada continental dos ingleses no seu jogo de balança do poder. E neste processo derrota sucessivamente a França e a Austria. Depois a Prússia alia-se com a Rússia (1764).

 

·Considérations sur l'État Présent du Corps Politique de l'Europe

1738.

 

·Anti-Machiavelli

1739. Ed. de Voltaire, 1740; cfr. trad. fr. Le Prince suivi de l'Anti-Machiavel de Frédéric II, Paris, Éditions Garnier, 1968). A obra escrita por Frederico antes da subida ao trono foi corrigida e prefaciada por Voltaire.

 

·Essai sur les Formes de Gouvernement et sur les Devoirs des Souverains

1777.


© José Adelino Maltez. Todos os direitos reservados. Cópias autorizadas, desde que indicada a proveniência: Página profissional de José Adelino Maltez ( http://maltez.info). Última revisão em: