Martini, Karl Anton von  <1726-1800

Ligado à administração de Maria Teresa e de José II, autor do Allgemeines bürgerlich Gesetzbuch für die deutsches Erblã nder, de 1811. Inspirador do josefismo, uma forma de despotismo iluminado que influencia o pombalismo português. Com efeito, Sebastião José de Carvalho e Melo, quando exerce funções diplomáticas em Viena, a partir de 1745, contacta-o directamente. Esta razão leva a que o manual de Martini se transforme em livro único depois da Reforma da Universidade de 1772. O josefinismo austríaco influencia assim o pombalismo português. Porém os dois, tem um comum foco de inspiração, o reformismo católico italiano da primeira metade do século XVIII, bem expresso pela influência de Luís António Muratori no nosso Luís António Verney.

·Positiones de lege naturali in usum auditorium

Viena, 1764.

 

·Positiones de iure civitatis

1768. Estas obras que foram seguidas nas aulas de Coimbra até 1843. Ver o comentário do lente José Fernandes Álvares Fortuna, De jure naturae positiones dilucidore stylo et ordine, Coimbra, 1815).

 

 

 

 Sobre o autor: Luís Cabral De Moncada, Subsídios para uma História da Filosofia do Direito em Portugal (1772-1911), Coimbra, Coimbra Editora, 1938, 2ª ed. , pp. 12 ss.

 


© José Adelino Maltez. Todos os direitos reservados. Cópias autorizadas, desde que indicada a proveniência: Página profissional de José Adelino Maltez ( http://maltez.info). Última revisão em: