2ª Edição electrónica provisória do Centro de Estudos do Pensamento Político (ISCSP/UTL). Direcção de José Adelino Maltez
 

List, Friedrich (1789-1846)

 

 

Professor alemão. Defende um Zollverein, mas sob a liderança austríaca. Refugiado em França, muda-se para os Estados Unidos a partir de 1825. Regressa à Alemanha em 1831, exercendo funções de cô nsul norte-americano em Hamburgo e Leipzig. Vive em Paris entre 1837 e 1841. Teórico do proteccionismo e do nacionalismo económico. Combate a escola inglesa da economia clássica. Assume aquilo que François Châ telet qualifica como bio-historicismo, quando considera que a raça germânica foi designada pela Providência, por causa da sua natureza e do seu próprio carácter para … dirigir as questões do mundo inteiro, civilizar os países selvagens e bárbaros e povoar os ainda desabitados. Nele se inspiram posteriores movimentos do proteccionismo, do nacionalismo económico e do próprio colonialismo.

 

·Das nationale System der politischen Oekonomie

Estugarda e Tubinga, 1841

Trad. fr. Système Nationale d'Économie Politique, 1857

 

 

Halévy, Élie, História do Socialismo Europeu, trad. port. de Maria Luísa C. Maia, Amadora, Livraria Bertrand, 1975, pp. 202 segs.

François Châ telet, História das Ideias Políticas, p. 266.

 


© José Adelino Maltez. Todos os direitos reservados. Cópias autorizadas, desde que indicada a proveniência: Página profissional de José Adelino Maltez ( http://maltez.info). Última revisão em: