Novak, Michael (n. 1933)

 

Autor norte-americano, com antepassados eslovacos que emigraram para os Estados-Unidos em 1887. Católico. Estuda na Universidade Gregoriana de Roma e em Harvard. Professor em Harvard, Stanford e Syracuse, sendo actualmente professor em Washington no American Enterprise Institute. Pretende conciliar o comunitarismo católico com o capitalismo liberal.   Defende o capitalismo democrático, assente em três elementos: uma economia de livre concorrência, um regime democrático respeitador dos direitos dos indivíduos, um conjunto de instituições culturais pluralistas animadas  pelos ideais de liberdade e justiça para todos. Acentua a necessidade do progresso, da empresa, da interdependência e da cooperação).

 

·The Spirit of Democratic Capitalism

Nova York, Simon & Schuster, 1982 [trad. port. O Espírito do Capitalismo Democrático, Coimbra, Gráfica de Coimbra, 1985].

 

·Freedom with Justice. Catholic Social Thought and Liberal Institutions

São Francisco, Harper and Row, 1984.

 

·Will It Liberate? Questions about Liberation Theology

Mahwah, Paulist Press, 1987.

 

·Une Éthiquer Économique, les Valeurs de l'Économie de Marché

Paris, Le Cerf, 1987.

 

·Démocratie et Bien Commun

Paris, Éditions du Cerf, 1991.

 

·The Catholic Ethic and the Spirit of Capitalism

Glencoe, The Free Press of Glencoe, 1993.

 


© José Adelino Maltez. Todos os direitos reservados. Cópias autorizadas, desde que indicada a proveniência: Página profissional de José Adelino Maltez ( http://maltez.info). Última revisão em: