Dewey, John (1859-1952)

Professor na Columbia University de Nova Iorque desde 1904 a 1931, depois de ter percorrido como docente Michigan, Minnesota e Chicago. Especialista em pedagogia. Adepto do pragmatismo de William James e influenciado por Graham Wallas. Em 1926 ainda considera o perigo do mecanicismo da grande sociedade que desintegrou as pequenas comunidades de épocas passadas, sem conseguir criar a necessária grande comunidade, utilizando as categorias de Tonnies. Fundador do instrumentalismo ou experimentalismo, e defensor de um "novo individualismo" que reconhecia estarem agora os indivíduos "presos num vasto complexo de associações". Considera que os velhos problemas teóricos nós não os resolveremos, saltamos por cima deles. Salienta assim que é dentro das ciências sociais, da moral, da educação e da política que o pensamento ainda baloiça entre as amplas antíteses, as oposições teóricas de ordem e liberdade, individualismo e socialismo, cultura e utilidade, espontaneidade e disciplina, actualidade e tradição. Até porque o campo das ciências físicas já foi em tempo ocupado com semelhantes concepções totais, cujo apelo emocional estava na razão inversa da clareza. Mas com o avanço do método experimental a questão cessou de consistir em saber qual das duas teorias em choque teria direito à arena. Tudo se reduzia a esclarecer um assunto confuso atacando-o por partes. Não conheço caso em que o resultado final fosse algo equivalente à vitória completa de uma teoria sobre outra.

A verdade não passa, aliás, de uma warranted assertibility, dado que uma expressão pode ser reconhecida como verdadeira se cumpre (works) a sua função e satisfaz as necessidades e se pode ser verificada por experiência ou laboratorialmente.

· Psichology

1887

· The School and the Society

1899

· German Philosophy and Politics

Nova Iorque, 1915.

· Essays in Experimental Logic

1916

· Democracy and Education

1916.

· Reconstruction in Philosophy

1920.

· Human Nature and Conduct

1922.

· The Public and Its Problems

Nova Iorque, Henry Holt, 1926.

· The Quest for Certainty

Nova Iorque, Minton, Balch and Co., 1929

· Popular Essays on Political and Social Philosophy

1929.

· Characters and Events

2 vols., Nova Iorque, 1929.

· The Quest for Certainty

1929.

· Individualism. Old and New

Nova Iorque, 1930.

· Art as Experience

1934.

· Liberalism and Social Action

Nova Iorque, Capricorn, 1935.

· Logic. The Theory of Inquiry

1938

· Liberty and Culture

1939.

· Problems of Man

Nova Iorque, 1946.

· Reconstruction in Philosophy

Boston, 1948 (edição aumentada).

© José Adelino Maltez. Todos os direitos reservados. Cópias autorizadas, desde que indicada a proveniência: Página profissional de José Adelino Maltez ( http://maltez.info). Última revisão em: