Respublica     Repertório Português de Ciência Política         Edição electrónica 2004


1895

 

JANEIRO DE 1895

7

Morte de João Crisóstomo.

12

Novo Código de Justiça Militar. Restabelecida a pena de morte, revogando-se o artigo 16 do Acto Adicional. Conselhos de Guerra passam a ser competentes para crimes contra a segurança do Estado cometidos por civis.

12

Manifestação de solidariedade de oficiais da Armada depois da absolvição do comandante Castilho.

17

José Bento Ferreira de Almeida na marinha em lugar de Neves Ferreira. Há-de declarar: o país já não pode com tantas possessões.

20

Eleita a comissão municipal republicana do Porto. O secretário da Universidade de Coimbra, Cerqueira Coimbra, depois de aderir aos republicanos, é imediatamente demitido.

 

João Franco vai fazendo uma revolução nas páginas do Diário do Governo, tal como antes fizera Mouzinho da Silveira.

 

FEVEREIRO DE 1895

9

Novo contrato com o Banco de Portugal.

 

MARÇO DE 1895

2

Reunião em Lisboa o sexto Congresso do Partido Republicano. Comissário da polícia impede a continuação da reunião. Mas, no dia seguinte, em ajuntamento secreto, é eleito novo directório: Eduardo de Abreu, Jacinto Nunes, Magalhães Lima e Gomes da Silva.

 

Novo Código Administrativo de cariz centralizante. Supressão de muitos concelhos. Impedida a representação das minorias.

 

Joaquim Martins de Carvalho, director dÓ Conimbricense, adere aos republicanos: entre a monarquia quase absoiluta , que aí existe e a República, o nosso caminho estava naturalmente traçado

30

Publicada nova lei eleitoral. Círculos distritais. Lista completa sem minorias.

 

SETEMBRO DE 1895

 

Morte de Carlos Lobo de Ávila em Setembro de 1895.

 

Na altura celebrou-se um Congresso Católico Internacional em Lisboa, nas comemorações de Santo António. Mas as manifestações anti-clericais, por ocasião da procissão antonina, levaram a uma autêntica caçada aos padres que a própria imprensa republicana considerou selvagem.

 

O Correio Nacional apelava para uma coligação de conservadores.

20

Em 20 de Setembro de 1895: Luís Soveral nos estrangeiros, em lugar de Carlos de Lobo de Ávila, entretanto falecido

25

Reforma da Carta Constitucional por decreto ditatorial. Acabam os pares electivos. Rei pode converter em lei projectos aprovados apenas numa das Câmaras.

 

 

 

NOVEMBRO DE 1895

17

Eleições

 

Em 26 de Novembro de 1895: Jacinto Cândido da Silva na marinha e ultramar

 


© José Adelino Maltez. Todos os direitos reservados. Cópias autorizadas, desde que indicada a proveniência: Página profissional de José Adelino Maltez ( http://maltez.info). Última revisão em: