Respublica     Repertório Português de Ciência Política         Edição electrónica 2004

 

1854

Os membros das sociedades secretas como inimigos da fé cristã, por desejarem exterminar o culto religioso

Pio IX, Singulari Quaedam

 

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

µComeça a estruturar-se uma oposição ao estilo de governo, marcado por Rodrigo da Fonseca e Fontes Pereira de Melo (1854). Herculano é apoiado por Vicente Ferrer de Neto Paiva e comaça a falar-se na necessidade de um part

µMoura Coutinho é eleito grão-mestre do GOP, sucedendo ao Visconde da Oliveira (31-03)

·Primeira experiência d ecaminho de ferro (Julho)

·Liberdade para os escravos pertencentes ao Estado (14-12)

 

&

No ano em que se dá a abertura do Japão ao comércio internacional, forma-se nos Estados Unidos da América um partido abolicionista, o Partido Republicano. Em Espanha os moderados, liderados pelo conde de San Luis, criam a União liberal, enquanto Francisco Pi y Margall (1824-1901) publica La Reacción y la Revolución, onde assume uma postura federalista, tal como irá ser desenvolvida por Proudhon. Em França, surge de Jules Michelet, Les Soldats de la Révolution.

Em Portugal, no ano da morte de Almeida Garrett, D. Pedro V viaja pela Europa, até 1855 e surgem os jornais O Comércio do Porto e O Conimbricense. João Mouzinho de Albuquerque publica Reflexões sobre a Agricultura Pátria, José Maria Lacerda (1803-1875), reitor do liceu de Lisboa, teoriza Da Forma dos Governos, o 5º Marquês do Lavradio, miguelista, escreve uma História Abreviada das Sociedades Secretas e Martens Ferrão faz uma dissertação krausista sobre o Estado, entendendo-o como uma estrutura de esferas sociais autónomas. Realiza-se a primeira experiência de caminho de ferro, cria-se o Curso Administrativo

 

Janeiro

3 Frota britânica é enviada para o Mar Negro.

21 Criada a comissão central para a exposição de Paris, presidida pelo marquês de Ficalho. Participam, entre outros, Tavares Proença, José Jorge Loureiro, Aires de Sá Nogueira e José Ferreira Pinto Basto (VS, IX, p. 275.).

Fevereiro

Criadas comissões distritais para o estudo da cultura do arroz e os seus efeitos na saúde pública.

Março

 2 Regulamento das exposições anuais de gado.

12 Reino Unido e França fazem uma aliança com o Império Otomano contra a Rússia. No dia 27 já Londres e Paris declaram guerra à Rússia.

Maio

Instalam-se em Portugal os primeiros focos de cólera.

 

26 Franceses e ingleses ocupam o porto do Pireu, a fim de impedirem que a Grécia declare guerra ao Império Otomano. Atenas fica obrigada a assumir a neutralidade.

Junho

3 Áustria faz um ultimato à Rússia no sentido da guerra não se estender aos Balcãs.

 6 Regulamento de um Curso Administrativo português, que, depois de uma boa aceitação inicial, depressa entra em decadência, sendo abandonado.

 

14 Tratado entre o Império Otomano e a Áustria para que esta potência possa ocupar os principados do Danúbio até ao fim do conflito.

 

Julho

6 Formalmente instituído o Partido Republicano nos Estados Unidos. O Great Old Party nasce em torno do movimento abolicionista, em protesto contra a Lei de Kansas-Nebraska.

7 É publicado em Espanha um manifesto liberal, que desencadeia a revolta do general O’Donnel.

 8 Realiza-se em Portugal a primeira experiência de caminho de ferro entre Sacavém e Vila Franca de Xira.

Agosto

3 Espartero torna-se chefe do governo espanhol e a regente Maria Cristina parte para o exílio.

7 Autorizada a importação de milho estrangeiro.

Carta de Lei confirma contrato de 24 de Julho para a construção da linha férrea da Aldeia Galega a Vendas Novas, bem como a sua continuação até Setúbal, Beja e Évora (AF, p. 347)

22 Áustria ocupa os principados do Danúbio

 29 Redacção do jornal O Portuguez convoca uma reunião daquilo que designa por partido progressista. A designação ainda também é assumida pelos governamentais.

Setembro

6 Novo regulamento dos celeiros comuns.

 

14 Franceses e britânicos desembarcam na Crimeia, sem significativa resitência dos russos. Em 8 de Agosto, as potências ocidentais e a Áustria tinham estabelecido condições aos russos. No dia 20 vencem os russos na batalha de Alma.

17 Alexandre Herculano recusa fazer parte da comissão central do chamado partido progressista.

30 Assinado contrato entre o governo e o conde de Claranges Lucotte para a construção da linha-férrea entre Lisboa e Sintra. Contrato aprovado por carta de lei de 26 de Julho de 1885 (AF, p. 347).

Outubro

17 Franceses e ingleses começam o cerco a Sebastópolis.

Novembro

5 Russos derrotados pelos aliados na batalha de Inkerman.

Dezembro

9 Alocução do papa Pio IX, Singulari Quaedam, considera os membros das sociedades secretas como inimigos da fé cristã, por desejarem exterminar o culto religioso (AHOM, HMP, III, p. 229).

14 Liberdade para os escravos pertencentes ao Estado

 

                         

 

 

 

 


 
© José Adelino Maltez
Todos os direitos reservados.
Cópias autorizadas, desde que indicada a proveniência:
Página profissional de José Adelino Maltez ( http://maltez.info)
Última revisão em: 11-04-2009