Respublica     Repertório Português de Ciência Política         Edição electrónica 2004

Aparelho

Do lat. appariculare, de apparare, preparar, aprestar, dispor, fazer os preparativos.

 

Aparelho de Estado
Expressão utilizada por Karl Marx. A ideia de aparelho é tambem utilizada pelo nazismo, para distinguir o Estado, entendido como Apparat, do Reich, equivalente à comunidade.,54,343

Aparelho ideológico
Segundo Louis Althusser, em Positions, de 1976, na senda de Gramsci, os aparelhos ideológicos, como o religioso, o escolar, o familiar, o jurídico, o dos partidos, o sindical, o da informação e o cultural são aqueles que em vez da repressão, usam a ideologia, para manterem a dominação.

Aparelho repressivo
Categoria inventariada por Althusser. Contrariamente aos aparelhos ideológicos, os aparelhos repressivos do Estados funcionam pela violência.

Aparelhos de Hegemonia
Procurando conciliar a terminologia de Gramsci e Althusser, Nicos Poulantzas fala em aparelhos de hegemonia, equivalente aos aparelhos ideológicos. Abrange o conjunto dos aparelhos juridicamente privados.

Aparelhos de poder 
A análise do Estado enquanto aparelho de poder, se começou por ser fiel a uma rígida teoria da separação dos poderes, tem vindo a ser mobilizada pela ideia unitária de governação. Com efeito, os governos já não são vistos de acordo com a noção restrita de poder executivo. Começa a predominar a ideia de governo como órgão de condução da política geral e de órgão superior da administração pública, reconhecendo-se que o mesmo penetrou nos domínios da legiferação técnica e política.

 




© José Adelino Maltez. Todos os direitos reservados. Última revisão em: 10-02-2009