Respublica     Repertório Português de Ciência Política         Edição electrónica 2004

De conscientia, junção de cum mais scientia, simultaneidade no conhecimento. Conceito de Émile Durkheim, segundo o qual a consciência colectiva é que gera consciências individuais: o que existe nas consciências individuais deve ser atribuído à s pressões sociais, até porque a única liberdade do indivíduo é a de individualizar em si a consciência colectiva.  DURKHEIM, 101, 683, ideia objectiva HAURIOU, 134, 922 a qual, em lugar de resultar das consciências individuais, produziria estas últimas: tudo o que existe na consciência individual deve ser atribuído à pressão social e a única liberdade do indivíduo é a de individualizar em si a consciência colectiva. E isto porque a sociedade não se reduz a uma simples soma de indivíduos, mas o sistema em que se traduz a respectiva associação e que representa uma realidade específica, dotada de características próprias.

Conceito de Émile Durkheim, segundo o qual a consciência colectiva é que gera consciências individuais: o que existe nas consciências individuais deve ser atribuído à s pressões sociais, até porque a única liberdade do indivíduo é a de individualizar em si a consciência colectiva.

 

© José Adelino Maltez. Todos os direitos reservados. Cópias autorizadas, desde que indicada a proveniência: Página profissional de José Adelino Maltez ( http://maltez.info). Última revisão em: 14-12-2003